terça-feira, 13 de novembro de 2012

O curso...


Alguma informações sobre o curso:

Através da linguagem do clown o aluno neste curso irá descobrir-se por sua fragilidade e pela passagem de um rito pessoal em busca do seu estado-clown. No decorrer do curso irão vivenciar a dança pessoal desenvolvida pelo grupo de pesquisa e estudo Lume Teatro, que pude vivenciar durante um curso oferecido por Marianne Consentino doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA e que vem desenvolvendo trabalho com clown com o grupo Traço Cia. de Teatro (SC), com a qual pude estudar por mais 6 meses com grupo o Pareias, formado pós-curso. 
O curso busca a fragilidade humana como ponto inicial. Expondo o ser frágil e sem camadas sociais, as quais somos obrigados usar diariamente; o ator revela-se acima de tudo como humano. Essa humanidade e pureza de sentimentos que temos quando estamos fragilizados é o fio condutor do encontro do ator e seu clown. Experimentando verdadeiramente através da fragilidade afetar e ser afetado o ator parte para a fase inicial e primordial para o entendimento da arte “clownesca”; a relação. 
O curso trás novas perspectivas sobre o palhaço/clown que foge ao estereótipo da figura do palhaço somente como um bobo anarquista ou um bobo infantil. O clown é o ser que em si carrega tanto a inocência como a experiência, ele é capaz de fazer sorrir, de sorrir, de fazer chorar e chorar, tão frágil e tão humano, assim como nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário